
Manualidades
Tintas e pincéis naturais: cores, texturas e cheiros
Experiências com tintas e pincéis naturais, da confecção a criações de pinturas pensando composições visuais a partir de rastros, manchas e formas. Uma proposta de encontro entre crianças e familiares onde a exploração criativa através da linguagem das artes visuais e experimentação dos desdobramentos possíveis de materialidades naturais para criar descobertas de pensar o desenho e a pintura de forma expandida.








Livro de invenções
A oficina “Livros de invenções” para famílias e crianças tem como proposta a confecção de livros artesanais e o compartilhamento dos saberes necessários para se produzir capas de livros considerando o reaproveitamento de materiais altamente descartados como o papelão e ressignificá-lo transformando em um objeto de valor imensurável que é o livro, percorrendo também possibilidades para processos de criação de conteúdo: os caminhos possíveis para o desenho, para escritas autorais de poemas, contos e relatos do dia a dia em forma de diário.
Chama o boi pra brincar!
“Cheguei meu povo, cheguei para brincar!” O boi se levanta repleto de cores, encantamentos e adereços para dançar e brincar levando consigo um tanto de música, cantos, instrumentos musicais e ritmos pulsantes. Partindo das manifestações populares do nosso Brasil onde a figura do boi encantado é protagonista nesta proposta a participante irá confeccionar bois em miniatura personalizados para brincar, cantar e dançar.
Mini cenografias e personagens para brincar
Construir e inventar com materialidades a partir do fazer manual em família. Crianças e famílias juntas para dar vida a objetos criativos, curiosos, afetivos e brincantes. Pequenas invenções que viram grandes ideias de brincar com caixinhas de fósforo. Um processo criativo coletivo a partir do desenho e da colagem. Micro caixinhas se transformam em personagens, cenários de brincar e caixinhas decorativas e afetivas.
Criação de estandartes
Adereço simbólico presente em diversas manifestações populares do Brasil, o estandarte é um ato criativo estético de celebração, de encontros e festejos. Nesta proposta os participantes vivenciam o processo de manufatura de um estandarte do início ao fim, manejando materiais e decorando seus estandartes.